sexta-feira, 24 de julho de 2009

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPÍRITA, CONSIDERADOS COMO VERDADES ADQUIRIDAS.
A morte corpórea de Allan Kardec interrompeu as Obras desse Espírito eminente; este volume termina sobre um ponto de interrogação, e muitos leitores quereriam vê-lo resolvido logicamente, como o sabia fazer o douto professor em Espiritismo; sem dúvida, isso deveria ser assim.
No Congresso espírita e espiritualista internacional de 1890, os delegados declararam que, desde 1869, os estudos seguintes tinham revelado coisas novas, e que, segundo o ensinamento preconizado por Allan Kardec, alguns dos princípios do Espiritismo, sobre os quais o mestre baseara seu ensinamento, deveriam ser colocados no ponto e de acordo com os progressos da ciência há 20 anos.
Essa corrente de idéias, comum aos delegados vindos de todas as partes da Terra, provou que um volume novo deveria ser feito, para casar o ensinamento de Allan Kardec com aquele que nos dá, constantemente, a procura da verdade.
Essa será a obra da Comissão de propaganda; contamos muito com os bons conselhos de nosso F.E.S. que provou ao Congresso a sua competência, sobre as mais altas questões filosóficas, para secundar a comissão nessa composição de um trabalho coletivo, sem cessar progressivo; esse volume deverá, ele mesmo, a seu turno, ser posto ao ponto , quando um novo Congresso lhe terá decidido. "A ciência, disse Allan Kardec, está chamada a constituir a verdadeira gênese segundo as leis da Natureza.

"As descobertas da ciência glorificam a Deus em lugar de rebaixá-lo; não destróem senão o que os homens edificaram sobre as idéias falsas que se fizeram de Deus.
"O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que estava no erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita."
(A Gênese, pág. 39.) - P.G.LEYMARIE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário